Quem não se lembra do programa da Eliana,Sítio do Pica-Pau-Amarelo,Tv Colosso,Castelo Rá-Tim-Bum...? E das músicas das Chiquititas,Mamonas Assassinas...? Hoje,as crianças são fãs de desenhos violentos e sabem de cor letras de funk.De fato,houve uma grande mudança na passagem dos anos 90 para o novo milênio e quem mais sofreram foram as crianças.Afinal,no século XXI,elas são importantes (prioridade) ou não?
Um fator essencial,primeiramente,é a educação recebida dos pais.O que vimos hoje é uma geração do "sim" e da superproteção.Pesquisas revelam que a presença dos pais sempre a sua volta,deixa as crianças ansiosas.E a superproteção,faz vir à tona o lado pior dos filhos.As crianças precisam ouvir um "não" em vez de apenas "sim".Graças a isto,hoje elas são mal acostumadas e sem limites.
Além da geração do "sim",o que presenciamos hoje é a clássica "geração do Shopping".No documentário "Criança,a alma do negócio",é possível perceber,com clareza,como a boa infância está adormecida.Sem saber identificar nomes de legumes ou animais,a maioria das crianças deste milênio reconhece marcas de produtos.E o mais surpreendete: a resposta da pergunta - Praia ou Shopping? - "Shopping!Eu Adoro comprar!",diz a menina de apenas 10 anos.
Para o deputado estadual de São Paulo,Carlos Bezerra Jr,a infância que encontramos atualmente é desprotegida e sofre inúmeras violências.Elas são vítimas dessa sociedade indiferente e desatenta.Seria o nosso sistema político,então,precário...onde os direitos da criança não são exercidos e,aos poucos,a juventude vai se modificando.É o caso da pequena Britney,nos EUA - onde a própria mãe aplicou botóx na garota a fim de participar de um concurso de beleza.E também sobre a prostituição infantil no Brasil.
As crianças,em suma,são importantes,mas não uma prioridade na sociedade moderna.Elas não estão recebendo a educação correta,não sabem mais brincar...São bombardeadas pela mídia e pelos próprios pais.É bom lembrar: para presentear uma menina,o ideal não é uma boneca,mas sim um estojo de maquiagem e um sapato com salto! Adeus época do Balão Mágico...





Nenhum comentário:
Postar um comentário