sábado, 5 de março de 2011

Aprendendo a conviver

         "Os homens são todos iguais.Brancos,negros e orientais.",já dizia a canção da banda Titãs.É muito comum,principalmente nos dias atuais,enxergar o desafio de aceitar as diferenças.Casos polêmicos,como o de jovens agredirem homossexuais na Avenida Paulista,ocorrido em 2010,torna disso uma realidade.
          O que muitos não sabem é que este desarranjo está,de maneira significativa,vinculada à educação.A educação que se adquire nas escolas e principalmente a familiar,são as principais responsáveis por atos cometidos contra os direitos de um cidadão.
           Vale ressaltar também outro importante fator: a cultura.Infelizmente,existem muitas desavenças entre povos devido às suas crenças e diferentes maneiras de pensar e,também,de agir.A não aceitação das diferenças gera conflitos e até guerras.
            Não se pode negar,entretanto,que cada ser humano possui seu individualismo,fazendo de nós diferentes uns dos outros.Independente de cultura ou religião,todos temos pensamentos e hábitos distintos.No trecho "há tantos quadros na parede,há tantas formas de se ver o mesmo quadro" do Engenheiros do Hawaii,é possível chegar a uma melhor compreensão desta pessoalidade.
              É,sem dúvida,um grande desafio conviver com as diferenças.Sejam elas devido às religiões e crenças,também como maneiras distintas de individualismo;modos de pensar.Afinal: para que se possa viver em harmonia,é preciso aceitar as diferenças culturais e individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário