domingo, 13 de março de 2011

Um pouco mais de ousadia

          É com frequência que notícias sobre movimentos populares em todo o mundo são publicadas em jornais.Um exemplo é o caso do jovem tunisiano ao colocar fogo no próprio corpo em um manifesto contra o seu governo,em dezembro do ano passado.Já no Brasil,esses movimentos são um tanto inexpressivos e,quase sempre,sem força de vontade.
          Com certeza,a maioria dos brasileiros "sofrem" de falta de senso crítico.Desde cedo a criança,dentro das escolas,não é imposta a dar sua opinião,a discutir, a argumentar.Essa é uma das maiores causas do por que do brasileiro ser tão calado no sentido de exigir e ir à luta.


           Há alguns anos,os movimentos populares eram diferentes dos atuais.Como,por exemplo,pela luta da UNE (União Nacional dos Estudantes) contra a ditadura do Estado Novo,e até mesmo em 1992 quando ocorreu o Impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor.Entretanto,esses movimentos vêm perdendo suas forças.
           Não se pode negar,é evidente,que essas manifestações sofrem uma depreciação e é considerado rebeldia no país.Sempre quando é ocorrido algum movimento popular,como greves e campanhas contra o governo,a maioria da população avalia como rebeldes e até mesmo tiranos.
           A participação popular no Brasil é,sem dúvida,muito tímida e inexpressiva.É preciso que os brasileiros tenham mais senso crítico e mais ousadia;que vão às ruas e lutem pelos seus direitos.Não somente uma união de jovens e estudantes,mas sim de toda uma população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário