domingo, 27 de março de 2011

Impondo limites

            Em uma nova geração,cheio de pensamentos e atitudes diferentes,é possível enxergar o desafio dos pais na educação dos filhos.A falta de tempo,a tecnologia,liberdade e o consumismo são importantes fatores que interferem na educação dos filhos na sociedade comtemporânea.O fato é: pais e mães precisam tomar cuidados e saber impor limites.
              É evidente que a tecnologia atrapalha na formação de uma criança.A facilidade em fazer pesquisas,por exemplo,é muito grande,devido a esta modernidade.Hoje em dia,os estudantes não têm o costume de procurar uma biblioteca para fins de estudos,mas sim a internet.Essa facilidade intervem na produção de conhecimento.
              Ainda,sem deixar de lembrar,outro fator considerável;o consumo.Dar muita liberdade para os filhos pode ser perigoso diante uma sociedade tão consumista.Um exemplo disso é o "logotipo" que ficou conhecido para a atual geração: "você é o que você consome.".Crianças e jovens querem,a cada dia,comprar mais,sem nenhuma necessidade e consciência.
               Vale ressaltar que pais não podem tirar a privacidade dos filhos.Todo ser humano necessita de seu "próprio espaço" para organizar suas ideias.Quando pais interferem nas relações amorosas dos filhos,por exemplo,estão impedindo que eles lidem com decepções,o que não ajuda."Os filhos têm que aprender a lidar com decepções",explica a psicanalista Gabriela Bessa.
                Há,de fato,um grande desafio na educação dos filhos.Em uma sociedade tão moderna,todo cuidado é pouco.Mesmo com diversos fatores que podem atrapalhar,é importante saber que pai é pai e não apenas um amigo,é preciso saber dizer não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário